Se o destino das suas próximas férias for a Sicília, anote na sua agenda este roteiro! O Vale dos Templos (Valle dei Templi), localizado ao sul da cidade de Agrigento, é uma área arqueológica da Sicília caracterizada pelo excepcional estado de conservação e também pela existência de uma série de templos dóricos provenientes do período Helênico. E olha que curioso, Agrigento ergueu-se onde antigamente existia a cidade grega de Akragas, cujo início data de 580 a.C.
O Vale dos Templos abriga além dos restos de nove dos dez templos que existiam no local, três santuários, uma grande concentração de necrópoles ou catacumbas, obras hidráulicas romanas, parte de um bairro helênico e romano construídos sobre antiga planta grega, dois importantes locais de reuniões públicas da época, o Agorá inferior, próximo aos restos do templo de Zeus e o Agorá superior próximo ao complexo do museu.
Chegando lá, percorre-se uma “via sacra” onde estão dispostos os principais templos do parque, são eles:
- Templo de Hefesto, também conhecido como Templo de Vulcano
- Santuário das Divindades Ctônicas
- Templo de Castor e Pólux
- Templo de Zeus do Olimpo
- Túmulo de Theron
- Templo de Hércules
- Templo da Concórdia
- Templo de Juno
É possível fazer o roteiro por todo o parque no mesmo dia, porém recomendo fugir do período do alto verão pois o sol é escaldante e todo o trajeto se faz à pé, então prepare-se com boné, chapéu, protetor solar e muita água!
Para finalizar, em 1997 o complexo foi inserido na lista da UNESCO como patrimônio da humanidade. O Vale dos Templos é considerada a maior concentração de templos gregos fora da Grécia e por esse motivo, recebeu só em 2011, mais de 600.000 visitas.
Programe-se:
- A entrada no parque custa aproximadamente € 10,00 e os horários de visita são normalmente das 8:30 às 19:00 e é aberto todos os dias, inclusive domingos e feriados.
Como chegar:
- Existem voos diários de Milão (Malpensa) / Palermo (Sicília) e Roma (Fiumicino) / Palermo (Sicília) a partir de € 30,00 cada trecho. A viagem de carro de Palermo a Agrigento é de aproximadamente 140 km e dura umas 2 horas.
Dica! Vale a pena se hospedar em Agrigento e fazer um passeio noturno no parque. Os templos são iluminados com luzes coloridas, tornando a paisagem ainda mais inesquecível.
Quer explorar mais? Conheça o site do parque Vale dos Templos, clicando AQUI!
Lindo conjunto arquitetônico e resgate arqueológico de uma cultura sem par……adorei rever e compartilhar !!!
Valeu Cris, obrigado pela visita! Tinha certeza de que você iria adorar! 😉
por que será ???? srrsrsrs 😉
Reblogged this on Tempo Libero.
Pingback: Viajando de trem pela Itália | Guia da Itália