Regiões Italianas/Toscana

Turismo na Itália – 7 razões para você conhecer Siena

Siena-by-Jean-Ponchiroli_2
Se o seu roteiro de viagem contemplar a Toscana como destino, conhecer Siena é quase que uma obrigação! Não acredita?! Então eu vou lhes presentear com 7 razões para que confiem nas minhas dicas e conheçam essa fantástica cidade.
Distante uns 70 km de Florença, Siena é uma cidade de colina com quase 60 mil habitantes e distribuída irregularmente ao redor da Piazza del Campo, considerada uma das maiores e mais preservadas praças medievais da Europa.
 Siena-by-Jean-Ponchiroli_4
A Piazza del Campo é o centro nervoso de Siena e por ali o movimento é constante. A praça tem o formato de um leque e é lotada de turistas que se espalham sentados pelo chão ou ocupam as dezenas de bares e restaurantes super charmosos.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_8
Nesta praça estão localizados o Palazzo Pubblico, que é a prefeitura da cidade, construída em 1342 em estilo gótico e que possui uma torre com mais de 100 metros de altura, chamada Torre del Mangia (foto acima) e a famosa Fonte Gaia localizada do lado oposto da prefeitura. Ambas, cartões postais de Siena (foto abaixo). Como curiosidade, a água que alimenta a fonte, provém de um aqueduto construído a 500 anos atrás, muito provavelmente na mesma época que Cristóvão Colombo descobriu o Brasil.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_5
Depois de uma parada estratégica para um café, segue-se para a Piazza del Duomo, onde encontra-se por redundância, o Duomo e o Museo dell’Opera del Duomo. Considerada uma das maiores catedrais da Itália, foi construída em estilo gótico-românico entre 1136 e 1182 e abriga obras primas de valor inestimável. Olhando o Duomo de frente, observa-se à sua direita uma ampliação da catedral totalmente inacabada, cuja pesquisa que fiz posteriormente, revelou outra curiosidade.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_9
Em meados do século 14, foi projetada uma ampliação da catedral que por consequência a tornaria a maior igreja da Cristandade, no entanto, a peste de 1348 que exterminou mais da metade da população da época, fez o projeto não se concretizar por completo,  sendo literalmente abandonado. Pela fachada inacabada e pelo contorno da ampliação, a nave teria algo em torno de 30 metros de largura, por 50 metros de comprimento (foto abaixo).
Siena-by-Jean-Ponchiroli_11
Seguindo pelos labirintos de vielas de Siena, entende-se porque ela é considerada uma das cidades medievais mais lindas da Itália. Percorrendo essas ruas, observa-se os símbolos de cada bairro, literalmente demarcados por bandeiras nas janelas, placas e entalhes, demonstrando como os moradores são leais aos bairros em que nasceram e moram até os dias atuais. No total, Siena é composta por aproximadamente 17 bairros, dos quais 10 deles são representados na corrida de cavalos, o famoso Palio de Siena, uma das festas mais comemoradas da Toscana e que acontece todos os anos em 2 de julho e 16 de agosto. Infelizmente quando eu visitei Siena estávamos em maio e perdi o espetáculo, porém ficou a vontade voltar algum dia para participar da festa!
Siena-by-Jean-Ponchiroli_17
Outra atracão imperdível da cidade é o santuário e a casa de Santa Catarina, padroeira de Siena. Cercada de capelas e claustros, a Casa di Santa Caterina (em italiano), é repleta de pinturas e esculturas que retratam a vida da Santa que foi canonizada em Roma, em 1461 e o melhor de tudo, a entrada é franca.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_13
E para finalizar, seguindo mais adiante, encontramos a Igreja de San Domenico, ou São Domingos, localizada na praça que leva o nome do santo (foto abaixo em segundo plano). Ali, numa das capelas dedicadas à Santa Catarina, pude observar num tabernáculo dourado, o que considerei a maior atracão desta igreja, a cabeça da santa padroeria. Isso mesmo, a cabeça de Santa Catarina de Siena à mostra, a pouquíssimos metros de distancia, in natura, sem máscara, santificada. Confesso que é emocionante, e a experiência é única. Recomendo!
Siena-by-Jean-Ponchiroli_12
Assim, como prometido, os 7 motivos pelos quais você não pode deixar de conhecer Siena são:
  1. Piazza del Campo
  2. Palazzo Pubblico
  3. Fonte Gaia
  4. Duomo
  5. Palio di Siena
  6. Casa de Santa Catarina de Siena
  7. Igreja de San Domenico

Bom pessoal, espero sinceramente que tenham gostado do nosso breve tour e não custa repetir, tá passando pela Toscana? Visite Siena! 😉

Siena-by-Jean-Ponchiroli_16
Informações úteis:
Distância de Roma: 236 km;
Distância de Milão: 370 km
Distância de Florença: 70 km
Site da cidade: Clicando aqui!
GALERIA DE FOTOS by JEAN PONCHIROLI
Anúncios

9 pensamentos sobre “Turismo na Itália – 7 razões para você conhecer Siena

  1. Oi,Jean! Tudo bem?
    Há umas semanas atrás,vc me deu ótimas dicas! Muito obrigado mesmo!
    No caso de estar hospedada em Florença, pegando o trem pra Siena, devo levar 1h30min, mais ou menos, não é?
    Já agradeço desde agora por sua resposta!
    Bj,
    Tania Cruz

    • Tania,
      Fico feliz que minhas dicas tenham ajudado você!
      Sim, de Florença para Siena você gastará em torno de 1:30 hr de trem, pagando por cada trecho algo em torno de 8,60 euros, uma pechincha!
      Como disse no texto, vale a pena… Siena é demais!
      Não esquece de compartilhar o post com seus contatos.
      Agradeço o carinho!
      Baci!

  2. Oi Jean, adorei o post, daqui a exatamente um mes estarei conhecendo ao vivo e a cores essas belezuras. Estou adorando suas dicas. Obrigada pela disponibilidade.
    abc
    Grice

  3. Oi, Jean!
    Mais uma vez,obrigado!
    Estou montando esta viagem com meu filho, de 23 anos, para maio de 2014,se conseguir marcar as férias e tb lendo os diversos posts do seu site. Percebí que a maioria das pessoas considera que, de 3 a 5 dias bastam para se ficar em Roma e em Florença uns 3 a 4 dias. Como não pretendemos alugar carro em Florença, pensamos em fazer uns bate-e-volta de trem(ainda estamos vendo quais cidades nos interessarão.Siena já é uma!).
    Se decidirmos tb conhecer Veneza, vc acha que uns 2 ou 3 dias(no máximo) seriam suficientes? Teria como vc dar um “chute” quantos a gasto com trens? E quanto a alimentação, vc acha ideal eu fazer cálculo de uns 100 euros por dia(eu e meu filho juntos?
    Estou pesquisando tb preços das passagens, para ver se vale mais a pena fazer o caminho inverso: RJ-Veneza-Florença-Roma-RJ.Vamos ver como fica.rsrsr
    Bj,
    Tania Cruz

    • Tania,
      Bom dia!
      Pelo que entendi vocês ficarão baseados em Florença, é isso?!
      Se ficarem em Florença e fizerem os “bate-e-volta” vocês irão gastar por trecho:

      1. Para Roma: aprox. 33,00 euros (trem normal – 2:45 hrs) ou 43,00 euros (trem de alta velocidade – 1:35 hrs)
      2. Para Siena: aprox. 8,80 euros (trem normal – 1:30 hrs)
      3. Para Vezenza: 27,00 euros (trem normal – 3:00 hrs) ou 45,00 euros (trem de alta velocidade – 2:00 hrs)

      Em Veneza, dois dias são suficientes, três a não ser que vocês visitem as ilhas próximas como Murano por exemplo e em relação à alimentação vou te dar alguns valores referenciais:

      1. Primo Piatto (geralmente uma pasta) – 10 a 15 euros;
      2. Secondo Piato (carne, frango ou peixe) – 15 a 20 euros;
      3. Contorno (guarnição) – 5 a 8 euros;
      4. Água – 3 euros
      5. Coca-Cola – 5 euros;
      6. Cerveja – 7 euros;

      Dica de ouro! Busque pelos “Menù Turístico” que geralmente são super baratos e servem primo, secondo, as vezes contorno, água e café por 15 a 20 euros! Super econômico e trazem sempre umas três opções de prato.
      Espero ter ajudado!
      Me conta depois como foi a viagem e mande fotos para publicarmos!
      Abraços Tania!

  4. Valeu, Jean! Mais uma vez obrigado!

    Minha intencao é ir daqui do RJ direto para Roma, ficar uns 4 ou 5 dias lá e depois ir para Florenca. De lá é que pretendo fazer uns “bate-e-volta”, como já ví aqui no seu blog. Calculo ficar em Florenca uns 3 ou 4 dias.

    A ideia de, de repente, ir até Veneza, surgiu de uma das respostas que você me deu, que achei interessante.

    O que está mais difícil de decidir é isto, pois os vôos que tenho visto saem mais em conta comprar o trecho RJ-Roma-RJ e acho que vai ficar muito caro(e cansativo) pegar um trem de Veneza para Roma e correr para o aeroporto,para voltar ao Brasil; além de ser arriscado! Vai que acontece algum imprevisto e perco o vôo?
    Viu? Dica sua! Rsrsrsrs

    Valeu tb pelas dicas de alimentacao!

    Bj,
    Tania

  5. Oi,Jean!
    Eu de novo!
    Desculpe abusar assim, mas tenho só mais uma pergunta a te fazer…
    Contando com hotéis(sem luxos mas confortáveis) + pontos turísticos + alimentacao + transportes… Me diga se estou fazendo um bom cálculo de gasto,por favor: Estou calculando de 5 a 6 mil euros. Você considera razoável ter este valor no meu cartao de débito, bandeira VISA ou, dividir isto entre dinheiro vivo E cartao de débito?
    Seria pouco para tudo o que eu penso em fazer e já comentei com vc?
    Muito obrigado, de novo, pela ajuda. Acho que este tópico é que está me deixando mais perdida…

    Um bj,
    Tania Cruz
    ,

Deixe um comentário, quero ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s