Itália

Mapa geográfico da Itália

Itália (em italiano: Italia), oficialmente República Italiana (em italiano: Repubblica Italiana), é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior de Itália, enquanto Campione d’Italia é um enclave italiano na Suíça. O território do país abrange cerca de 301 338 km² e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 60,6 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23ª do mundo.

Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e como sede da Santa Sé. Após o declínio dos romanos, a Itália sofreu inúmeras invasões de povos estrangeiros, desde tribos germânicas, como os lombardos e ostrogodos, aos bizantinos e, mais tarde, os normandos, entre outros. Séculos mais tarde, Itália tornou-se o berço das repúblicas marítimas e do Renascimento, um movimento intelectual extremamente frutífero que viria a ser parte integrante na formação subsequente do pensamento europeu.

Bandeira da Itália

A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo. Foi o berço da civilização etrusca, da Magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas do Humanismo, do Renascimento e do fascismo. Foi o lugar de nascimento de muitos artistas, cientistas, músicos, literatos, exploradores.

A Itália contemporânea nasceu como um Estado unitário, quando em 17 de março de 1861, a maioria dos estados da península e as duas principais ilhas foram unidas sob o comando do rei da Sardenha Vittorio Emanuele II da casa de Sabóia. O arquiteto da unificação da Itália era o primeiro-ministro da Sardenha, conde Camillo Benso de Cavour, que apoiou (embora não reconhecendo diretamente)Giuseppe Garibaldi, permitindo a anexação do Reino das Duas Sicílias ao Reino da Sardenha-Piemonte.

Brasão de Armas da Itália

A Itália se tornou uma república, após um referendo realizado em 2 de junho de 1946, um dia comemorado desde então como o Dia da República. Esta foi também a primeira vez que as mulheres italianas tiveram direito ao voto.

O Catolicismo Romano é sem dúvida a maior religião do país, embora a Igreja Católica não seja mais a religião oficial do estado. 87,8% dos italianos identificam-se católicos romanos, embora apenas um terço descrevem-se como membros ativos (36,8%). A sede mundial da Igreja Católica situa-se no Vaticano desde o terceiro século, quando o bispo de Roma passou a ser considerado bispo supremo e recebeu o título “papa”. A história da Itália está ligada intimamente com a história da Igreja Católica Apóstolica Romana. É também em Roma que se encontra o Papa, numa linha ininterrupta de 264 Papas em 18 séculos, sendo que o atual é o Papa Francisco, ou Francesco em italiano.

A Itália moderna é uma república democrática, classificada como o 24º país mais desenvolvido do mundo e com índice de qualidade de vida entre os dez primeiros do planeta.

Fonte: Wikipédia

5 pensamentos sobre “Itália

  1. Olá Jean!
    Parabéns pelo blog…muito bom mesmo!
    Gostaria de pegar umas dicas contigo te colocando nosso plano de viagem, pode ser?
    Vamos(eu e o marido) para a Itália dia 12/05/14 e voltaremos dia 28/05, meu marido morou 2 anos em Roma, mas como foi em 1996 hj ele está meio por fora…hehe
    Já estamos com as passagens compradas assim: Porto Alegre(RS) – Roma e Milão – POA, então pensamos(eu :D)o seguinte:
    Roma >>> Florença >>> Pisa >>> Veneza >>> Verona (quero muito ir no Muro de Julieta) >>> Milão >>> Suíça >>> Milão
    Gostaríamos de fazer um passeio pela Toscana de carro, o que vc acha?
    Vc tem alguma sugestão? Quanto a hospedagem, penso que podemos ficar em Florença, por exemplo, e ir em Pisa, sem nos hospedarmos lá, fazendo esse trajeto de trem, que tal?
    Vc sugere hotéis perto de estações de trem ou mais próximas aos pontos turísticos?
    Bom, estamos muito ansiosos por essas férias, será a realização de um sonho que vem sendo planejado há um bom tempo, além de ser nossa segunda lua de mel, pois não é todo dia que se comemoram 11 anos de um casamento muito feliz!
    Se puderes nos ajudar com mais alguma dica(pois o blog tem muitas) agradecemos.
    Muito obrigada!
    Abraços

    • Janice!
      Que viagem especial!!!! Parabéns!
      Primeiramente vocês pegarão a estação do ano mais fantástica da Itália! Ótima pedida!
      O roteiro está supimpa e bem prático de fazer! Sobre o passeio pela Toscana, eu alugaria um carro e iria para Veneza curtindo a paisagem, aproveitem e façam essa passeadela pela Toscana na ida para Veneza. Alugar o carro em Florença e entregar em Milão pode ser um pouco mais caro, ok?! Também lembrando, em Veneza carro não entra… então vocês terão que deixá-lo em um estacionamento, lembre que tem custo!
      Florença é pertinho de Pisa! Dá para ir de Trem e custa em torno de 7,90 euros cada trecho, por pessoa!
      Se vocês forem “trilhar” muito de trem, deem preferencia para hospedagens próximas das estações… elas geralmente custam menos que as próximas de atrações turísticas, assim como restaurantes também… explorem as cidades e suas ruazinhas… fujam do aglomero turístico e encontrem locais diferentes para fazerem as refeições… é bem bacana!
      Em Verona, façam uma parada de um a dois dias… lá como vc mesmo disse, tem as atrações relativas ao casal mais famoso da história, Romeu e Julieta… visitem a casa de Julieta e escrevam o nome de vocês num muro que tem lá perto… é super romântico. Visitem também a sacada de onde ela ficava aguardando Romeu, faz parte do museu da casa dela. Não esqueçam de ir na “catacumba” dela também… tem bastante história! Ainda em Verona, subam na torre do campanário… dá pra ver a cidade toda por cima… é especial. Bom, depois de tantas dicas… me lembrei que preciso escrever uma matéria sobre Verona e acho que vou dedicá-la à vocês, o que acha?! Tenho bastante material fotográfico… assim vc já confere o que esperará vocês! Para entrar no clima, assista o filme “Cartas para Julieta”! É filmado em Verona e tem bastante paisagem da Toscana também!
      Janice… acho que me empolguei um pouco! rsrsrs
      Espere o post sobre Verona… vc vai amar!
      Abraços!

  2. Jean, mais uma vez: MUITO OBRIGADA!
    Que bom que vc gostou do nosso roteiro, estamos planejando cada passeio com muito carinho e suas dicas serão muito úteis para que nossa viagem ocorra melhor ainda.
    Pois é, foi o filme “Cartas para Julieta” (visto umas 5x já…hehehe) que me deixou apaixonada e muito curiosa para conhecer a Toscana e, sem dúvida, não deixaremos de ir a Verona, é uma parada obrigatória e claro, não volto sem colocar nossos nomes no muro 😀
    Vamos amar se vc dedicar esse post mega, master, big, romântico para a gente…estamos ansiosos para ler e sonhar com cada detalhe.
    Ficamos muito contentes pela atenção e o carinho que tivestes em nos responder…ADOREI tua empolgação!
    Parabéns…um forte abraço!

Deixe um comentário, quero ler sua opinião!