Quando viajar para a Itália

***ATENÇÃO*** O Guia da Itália está de endereço novo, acessem: http://guiadaitalia.com.br/

Se perguntarem pra mim, qual a melhor época para viajar para a Itália, vou dizer:  TODAS! Mas, como cada um tem suas preferências (eu também as tenho) segue em ordem decrescente, os melhores períodos para viajar para a Itália.

 PRIMAVERA

Se você estiver planejando sua viagem, o melhor período é na primavera. Nessa época a paisagem está se renovando e o verde volta a brotar por todos os lados. O clima é ameno e fresco na maior parte do tempo, favorecendo a estadia, os passeios ao ar livre e o deslumbre com a paisagem italiana. A primavera italiana acontece sempre no final de março e se estende até final de junho.

 OUTONO

Outro período interessante para se viajar para a Itália é no outono, que acontece no final de setembro e se estende até final de dezembro. A paisagem já é totalmente diferente da primavera. As cores mudam e o tom amarelado da vegetação é predominante. Como as estações do ano na Itália são bem marcadas, a partir da metade do outono o clima já é mais frio, então o ideal é viajar na primeira quinzena de outubro. Escrevi sobre o outono, neste post aqui!

 VERÃO

Ahhh,mas não dá para viajar no verão? Claro que dá! No entanto o verão europeu é extremamente quente. À sombra, chegar aos 40 graus é fácil e lembre-se, verão é ALTA TEMPORADA européia, tudo é mais caro, as cidades litorâneas estão abarrotadas de turistas, são férias escolares, ou seja, caos na certa. Caso queira viajar nesse período, o verão italiano começa no final de junho e se estende até o final de setembro e não esqueça do protetor solar fator 50!

 INVERNO

E o inverno? Bom, ai depende muito. Pra quem gosta de frio e neve é uma boa pedida, porém para o turista as opções de passeio são bem restringidas. O deslocamento é lento, alguns trens não funcionam, o transporte público as vezes pára, sem contar a predominância de muita neve e frio que gira em torno de 0 a 3 graus no pico da estação. Diferente das outras estações, no inverno não dá pra sair andando pelas cidades, explorar lugares novos e bater perna o dia todo. Se não estiver preparado, os pés congelam, você sente dores no corpo em função do frio e a melhor opção é se refugiar nos cafés e museus que são quentes e aconchegantes.

Está planejando sua viagem para a Itália? Não esqueça de baixar gratuitamente o seu “MANUAL DO VIAJANTE – Guia da Itália”. Está disponível no novo site e você tem acesso clicando na figura abaixo!

Manual do Viajante_iPad_H_Pequeno

Anúncios

111 pensamentos sobre “Quando viajar para a Itália

    • Olá Cilene,
      Tudo bem?! Olha, em outubro o clima ainda é super agradável… o verão escaldante dá lugar a um clima mais ameno e refrescante. Entre final de outubro e novembro a temperatura já começa a cair gradativamente. O conselho que dou é manter sempre um casaco mais pesado na mala, caso haja uma reviravolta do clima. No mais, pode viajar tranquila e curtir cada momento. Um calçado confortável, como um tênnis, é OBRIGATÓRIO… Não esqueça!
      Abraços e volte para contar sua experiência!

    • Marina, tudo bem?
      O clima na Itália é muito variado e as cidades localizadas nas regiões ao Norte do país estão mais sujeitas à chuvas torrenciais no verão. Agora nada assim tão preocupante que faça você cancelar a sua viagem por causa de mal tempo! Da Toscana em direção ao Sul, a média mensal de chuvas diminui drasticamente comparada à média das regiões do Norte!
      Espero ter ajudado!
      Boa viagem e arrivederci!

    • Olá Rosa,
      Olha, provavelmente você ainda pegue sim um pouco de calor! A partir de outubro o clima já fica mais fresco, porém em setembro já é bem mais ameno que em julho e agosto por exemplo, que são meses escaldantes.
      De qualquer forma, aproveite ao máximo sua viagem e na volta me manda algumas fotografias para publicarmos aqui no site, ok?!
      Boa viagem e não esqueça do protetor solar! 😉
      Jean

  1. Oi Jean,
    Vou viajar no final de outubro para a Itália, alguma dica especial? Uma amiga disse que foi nessa época e pegou muito frio; outra disse que não. E chuva? Obrigada pela ajuda!!!

    • Sheila,
      Tudo bem?

      Dica número 1: Leve roupa para frio! Os últimos invernos na Itália tem sido bem rigorosos, então vale a pena se precaver. Final de outubro já é final de outono e o clima já começa a dar uma virada. Chuvas ocorrerão, mas nada que impeça sua fantástica viagem! Ah… mande algumas fotos para publicarmos aqui no Blog!
      Abraços e boa viagem!

  2. Saudações, estou com um dúvida se viajo agora em outubro dia 02 a 14 ou deixo para maio do ano que vem dia 02 ao dia 16. E gostaria de saber se voar pela ibéria até roma é tão ruim quanto falam, pois dizem que é a pior cia área do mundo. Abcs,

    • Ricardo,
      Tudo bem?!

      Olha, essas duas épocas são bem distintas, principalmente na paisagem! Em outubro a paisagem é praticamente seca, amarelada, as árvores perdem as folhas… já em maio ocorre o contrário, a paisagem começa a florecer e verdejar… tudo fica mais bonito! Nas minhas últimas viagens escolhi sempre entre abril e maio e não me arrependo, vale muito a pena!
      Mande algumas gotos suas para publicarmos aqui no Blog!
      Abraços e boa viagem!

  3. Ola,
    Umas amigas estão programando uma viagem para Italia no meio de Outubro, de 13 a 30 de Outubro. Vi que é periodo de chuvas. A idéia é percorrer norte e sul da Itália ( Roma, Veneza, Milão, Florença, Capri, Toscana..), mas estou receosa se vale a pena ir… É muita chuva, a ponto de não aproveitar direito?? Quero aproveitar a oportunidade, mas também não quero gastar todo o dinheiro que se gasta nesse tipo de viagem e me frustrar.. Oque acham?? Obrigada!

    • Olá Ana,
      Não vale a pena cancelar a visita não! Neste período, prepare-se para o frio, pois já estará praticamente no inverno lá. Chuvas poderão ocorrer normalmente, mas os dias de sol nessa época valem cada segundo de contemplação!!! Aproveitem bastante a viagem e mandem algumas fotos para a gente postar aqui no Blog!
      Boa viagem!

  4. Obrigado pela dica Jean realmente maio é a melhor época. E peguei uma passagem quase grátis da Ibéria saiu por R$ 546 (ida+volta) vou por milão e retorno por roma eles erraram na promoção, mas a sorte foi minha. Vou ficar de 02 a 16 maio sem dúvida será a melhor viagem que já fiz. Pode deixar que mandarei as fotos.
    Abcs.
    Cordiali Saluti.

    • Ricardo,
      Acabei esquecendo de falar sobre a Ibéria, mas depois desse valor que você pagou na passagem, pode ser a pior das piores… mas pelo preço, tá valendo! Aproveite a viagem!

      Arrivederci!

  5. Saudações Jean, já fiz o meu roteiro vou em maio vou por milão e volto por roma assim já escapo de retornar ao mesmo ponto.

    Gostaria que vc desse uma olhada e umas dicas no meu roteiro:

    1º Dia Chegarei por volta das 11:15 Sexta-feira
    CIDADE: MILÃO
    Caminhar pela cidade

    2º Dia
    CIDADE: MILÃO
    Conhecer o Duomo , galeria Vittorio Emanuele

    3º Dia
    CIDADE: MILÃO/TORINO
    Passear de barco turístico para conhecer o Lago Di como

    4º Dia
    CIDADE: VENEZA
    Passeio de gondola
    Piazza San Marco,Basilica de San Marco,Campanário de San Marco,Ponte Rialto,Ponte dos suspiros,Palazzo Ducale

    5º Dia
    Conhecer as ilhas de murano e burano e torcello

    6º Dia
    CIDADE: VERONA
    Visitar:
    Arena,Casa da Julieta e Lago di Garda,Castelvechio

    7º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Visitar:
    Ponte vecchio,Duomo Di Firenze,Basilica de Santa Croce e Galeria Uffizi se der tempo

    8º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Em Pisa e Lucca

    9º Dia
    CIDADE: CINQUE TERRE

    10º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    – Pantheom
    – Piazza di Spagna
    – Piazza di Navona
    – Piazza del popolo
    – Fontana di Trevi

    11º Dia
    CIDADE:ROMA
    VISITAR:
    -Coliseu
    -Fórum Romano
    -Arco de Constantino
    -Circo Massimo
    -Palatino
    -San Pietro

    12º Dia
    CIDADE: POMPÉIA
    Visitar
    Ruínas

    13º Dia
    CIDADE: CAPRI
    – Caminhar por Sorrento
    – Pegar o barco para Caprio –duração da viagem 25 minutos;
    VISITAR A GRUTA AZUL OU GLOTA AZURRA

    14º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    -Vaticano ( Museus e Basílica)
    -Castel Sant´Angelo

    Como vou embora na madrugada do dia seguinte optei por fechar o última dia de viagem em roma visitando o vaticano assim já estou perto do hotel.

    E veneza é uma data crucial para mim, pois irei chegar numa sexta-feira e o meu aniversário é na segunda-feira e quero passar meu aniversário em veneza, aí tive que modificar o roteiro.

    Queria visitar a ferrari em modena, mas acho que não dá espaço neste roteiro, pois observei que o transporte lá é bem escasso.

    Tem o museu egípcio e do cinema em turim queria visitá-los também, mas acho que não dá tempo.

    Não faço questão de museus com exceção do egípcio e o do cinema.

    Penso em usar um segway em milão e roma para economizar as pernas e conhecer mais lugares em menos tempo !

    Irei fazer o percurso sozinho, pompéia é muito perigosa ?

    Agradeço desde já.

    Cordiali Saluti.

    • Meu caro Ricardo,
      Teu roteiro está supimpa! Só não vi dias de descanso… pois acredite, serão necessários! Você vai cansar muito se quiser aproveitar a viagem tão intensamente!!!
      Vi uma coisa que me deixou intrigado, vc diz que sairá de Firenze e irá para Cinque Terre e depois Roma… Achei que você fará muito zig-zag… eu recomendaria:

      Milão > Lago di Como (pois é pertíssimo) > Verona > Veneza > Bologna > Firenze > Orvieto > Roma > Pompéia > Capri > Roma. Assim vc faz um trajeto contínuo e vai aproveitar mais a viagem!

      Claro, trata-se de uma recomendação… Orvieto eu incluí no roteiro pois a visitei mês passado e fiquei fascinado pelo lugar. Lá é onde está morando a Marlena di Blasi, escritora de “Mil dias em Veneza”, “Mil dias na Toscana”, “A doce vida na Úmbria”… cheguei até a ir no apartamento dela!!!! Tenho material para um próximo post!

      Acho que é isso meu caro… ah, Pompéia não é perigosa não… fica tranquilo!
      Abbraccio!

      • Obrigado pelas dicas jean. A cinqueterre achei a melhor opção ir por milão já que tem um trem direto. Por firenze é muita baldeação.

        A itália precisa melhorar muito os transportes deveria ter trem de alta velocidade para cinqueterre.

        Torino vi muita coisa do meu interesse museu do autómovel, do cárcere,cinema e quase tinha riscado do roteiro.

        Firenze irei passar só por piza, o resto não dará tempo san gimignano é interessante por ser medieval, mas o tempo é curto.

        Lugano dá umas belas fotos por estar muito perto de milão vale a pena fazer a dupla como e lugano.

        Em relação a ibéria vou tomar precauções quanto a mala que é um problema na mão deles.

        Abcs.

      • Nossa cara, você vai fazer um zig zag mesmo.Melhor seguir os conselhos do Jean.Moro aqui na Italia e conheço quase toda Italia.Vale a Pena viu!””Abraços Ira.

  6. Oi Jean, também peguei a promoçao da Iberia e estou indo em outubro/2013, quanto ao frio já vi seus comentários, devemos ir preparados né!!! Estou com duvida em relação aos trens. Minha proposta é pegar o trem do aeroporto de roma e ir até Vezena, ficar lá dois dias e depois descer de volta a Roma de carro. como são os trens??? Esse trem Roma-Veneza (Trenitalia) são bons??? Outra coisa, oque vc quis dizer com “Acabei esquecendo de falar sobre a Ibéria, mas depois desse valor que você pagou na passagem, pode ser a pior das piores” rs,rs…
    Estou adorando suas informações!!!
    Parabéns e tudo de bom!!!
    Grice

    • Grice,
      Tudo bem?!
      Sobre os trens, fique tranquila… são super bons! É uma boa pedida, além de serem baratos!
      Sobre o aluguel de carro, o ideal é que você devolva o veículo no mesmo local que retirou, caso contrário, você pagará uma taxa adicional por deixar o carro em outro local, que não o da retirada. As vezes essa taxa é bem cara!

      O meu comentário sobre a Ibéria, me referia ao valor, pois a promoção foi muito boa! O que quis dizer é que por esse valor, poderia ser a pior empresa de aviação, estaria valendo a pena. Não me referi à Iberia propriamente dita, entendeu?!

      Espero ter ajudado,
      Abbraccio!

      • Oi Jean, muito obrigada pela sua resposta e atenção!!
        Estou adorando suas dicas e comentários. Obrigada por compartilhar conosco!!
        a passagem foi realmente bem barata, mas todo o resto não esta tão barato quanto eu gostaria, rs,rs,rs,rs……
        Mas vamos lá, depois conto como foi a viagem!!!
        abbraccio!
        Grazie!
        Grice

  7. Olá Jean, tudo bem?
    estou indo para Itália em Abril de 2014 com meu marido . Vamos fazer toda Toscana começando por Florença..Gostaria de saber como funciona a questão de aluguel de carro?? Pois queremos parar em todas as cidades possíveis..srsr..aguardo seu retorno e suas dicas…obrigadaaa

    • Olá Natalí,
      Tudo bem?!
      Olha, eu já fiz esse passeio na Toscana de carro e foi a melhor opção, sem sombra de dúvidas!
      Para alugar o carro é super simples, nada burocrático… você pode inclusive reservar o carro aqui no Brasil via site.
      A documentação exigida é passaporte brasileiro carimbado na entrada do país(Itália). Nossa CNH vale na Itália por um período de 1 mês, contados do carimbo de entrada no país!
      Qualquer dúvida adicional é só dar um toque!
      Buon viaggio!

  8. Oi Jean!
    Estou pensando em ir passar minha lua de mel na Itália, mas estou com medo do frio e da chuva – vamos viajar entre 18 e 28 de novembro. O que você acha? Pensamos talvez em fazer um roteiro mais alternativo pelo sul ou conhecer a Toscana. Roma, Veneza e Milão me parecem muito geladas e molhadas nesse período, não?
    Obrigada!

    • Ola Gabriela!
      Sim, você tem razão… no Norte, nessa época já é bem mais fria que a região central, como Toscana e Roma. Acho que se você descer um pouco mais, irá aproveitar mais… e depois estando lá, consultando a previsão do tempo, se tudo estiver OK, aconselho uma passadinha em Veneza… ainda mais em Lua de Mel. Você viu o vídeo que postei sobre Veneza?
      Abraços e boa viagem!

  9. Olá Jean,
    Estou pensando em viajar para a Itália em janeiro/2014.
    Você acha que o frio intenso pode atrapalhar a viagem ?
    Abs,
    Leny

    • Leny,
      Janeiro é um mês bastante complicado. Se pegarem um inverno rigoroso, tudo estará coberto de neve e o frio será insuportável. O problema é que vocês não poderão curtir o que a Itália tem de mais bonito que são as paisagens, por outro lado, se gostarem de frio e tiverem curiosidade de conhecer a neve, essa é a melhor época!!!

      Arrivederci!

  10. Sem dúvida a primavera é a melhor opção é a época que vou. Janeiro é muito frio minha namorada foi e não gostou muitas atrações fechadas. Tudo é mais barato, mas o frio é desconfortável.

    Novembro também tem acqua alta em veneza.

    Vou fazer o itinerário do cinema vou ao cinecittà i doppo mole antonelliana.

    Abcs.

  11. Olá Jean,
    Estou planejando visitar Catânia…o que vc pode me dizer a respeito? qual melhor época para ir até lá?
    Obrigada

    • Vera,
      Catânia é uma linda cidade. Estando por lá, bem pertinho tem uma outra cidade que se chama Taormina, que na minha opinião é mais bonita, com paisagens fantásticas. Uma boa época para viajar para lá é entre Março e Junho… tempo seco, bastante sol e temperatura agradável. A Sicília é uma ilha mágica… com lugares fantásticos. Não esqueça de provar as comidas típicas da ilha.
      Boa viagem!!!

  12. Olá Jean ! Adorei seu blog, e gostaria também de participar . Eu e meu marido pretendemos ir à Itália com um casal de amigos. Este casal tem um grande desejo de visitar a Sicília em primeiro lugar.. Mas nós dois, temos vontade também de visitar Paris. Fora as cidades de Milão, Veneza e Roma. Como poderíamos fazer para ganharmos tempo, em termos de transportes (seja o que for, marítimo, trem ou outro.). Será que tem algum que vá de Sicília para Paris?! ou Sicília p/ alguma cidade mais próxima ,que poderíamos pegar um meio de transporte rápido p/ Paris. pretendemos passar uns 12 dias. Como vc organizaria no nosso lugar!??

    • Cleide,
      Boa tarde e obrigado pela visita!!!
      Olha, respondendo a sua pergunta… sim, tem um voo de Palermo na Sicília para Orly na frança, cidadezinha distante uns 20 km de Paris. A empresa de aviação é a easyjet (www.easyjet.com) e me parece que existem dois voos semanais, as segundas e as sextas. Custam em torno de 65 euros cada trecho e você pode comprar aqui pelo Brasil, no site da companhia! Geralmente essas companhias low-cost (baixo custo), operam em cidades próximas aos destinos mais procurados, barateando assim os custos operacionais. E outra coisa bacana é que como eles operam fora das grandes cidades, sempre tem as empresas que fazem o translado de ônibus para Paris por exemplo e custam em torno de 11 a 15 euros.

      Por onde vocês chegarão na Itália? Milão?!
      Abraços,

  13. Otimas dicas hein Jean, nuss que bacana… Entaum como seu blog é bem comentado e gostei das dicas que vc tem falado aos viajantes. Estarei indo viajar pra Roma em dezembro dia 20 e ficarei ate 4 de janeiro, Preciso de dicas de la e tambem se alguem estiver indo seria bacana ter um companheiro de viagem. Obrigado e parabens pelo blog… abração

  14. Oi Jean, estou de passagem comprada para 20 de outubro á 05 de dezembro, já vir suas dicas sobre esses meses, gostaria de saber sobre o seguro viagem se é obrigatorio mesmo para entra na Europa.

    • Tatiane,
      Bom dia!
      Sobre o seguro de viagem, ele não é obrigatório para entrar na Itália, você pode entrar sem estar digamos “segurada”, porém, eu acho interessante você adquirir esse produto, pelas seguintes razões:
      1. Ele é barato, custa em torno de R$ 100,00;
      2. Em caso de emergências relacionadas à saúde, você terá a garantia de um atendimento;
      3. No caso de perda de voo,
      4. Extravio de bagagens;
      5. Perda de documentos;

      Isso apenas para citar alguns benefícios. Mas, volto a dizer, essa é uma questão muito pessoal. Como você estará longe do Brasil, num país de língua estrangeira, acho que não custa fazer. Como diz uma seguradora famosa: “Vaaaaaaaaai que…!!!”
      Certo?
      Boa sorte na viagem…

  15. Olá Jean tudo bem. primeiramente. Parabens pelo blog.
    Gostaria de algumas dicas. Estamos embarcando no dia 8/11/2013 para Zurique, de lá vamos descendo por Lucerna, Verona, Veneza, Roma , Barcelona e Madri. estamos com medo de pegar muito frio nesta região. Vc poderia nos orientar?
    Grata
    Nina

    • Nina,
      Obrigado pela visita ao Guia!
      Então… nessa época vocês vão pegar realmente bastante frio! Provavelmente na Suiça já terá nevado… na Itália, a neve começa a chegar em meados de Novembro, mais para o final… mas como o clima anda confuso, não dá para garantir.
      Em Roma geralmente o frio é mais ameno… porém ainda é frio!
      Para você ter idéia, numa das últimas viagens que fiz à Itália, em outubro, saí de Veneza com uma temperatura de 23 graus e cheguei em Innsbruck na Áustria com -3 e neve que Deus mandava, no mesmo dia!!!!!

      Madri será fria também… Barcelona mais amena, pois está no nível do mar! No mais, curtam as férias e me mandem as fotos depois… quero postar aqui no Blog!
      Beijos e boa viagem!

  16. Oi Jean, pretendo ir com minha família ( marido e filhas de 14 e 11 anos) para a Itália em janeiro. Vi que é a época mais complicada, mas não temos muita opção pois iremos para resolver sobre nossa cidadania e não podemos esperar mais. Pretendemos ficar por pelo menos uns 20 dias. O que você sugere de passeio para nós nesta época,
    Obrigada

  17. Boa noite Jean,
    Viajarei em lua de mel no dia 07 de outubro para Roma, onde ficaremos 4 dias (de 08 a 11/10)
    Vamos, em seguida, para Florença, onde ficaremos 4 dias também (de 12 a 16/10). Depois para Veneza, mais 3 dias (16 a 19/10) e por ultimo ficaremos mais 4 dias em Nice, no Sul da França (19 a 23/10).
    Você acha que pegaremos muito frio? E chuva? Esta é o que mais nos preocupa!
    Estamos muito chateados, pois estamos vendo que tem chovido com bastante freqüência na Itália, né?
    Obrigada pela ajuda,
    Abraços.

    • Ana,
      Espero que não tenham viajado sem ler meu comentário! Desculpe a demora!
      Em Roma, vocês pegarão minimas de 11° e máximas de 22°, então ainda será bem agradável… pelas médias anuais, iniciarão os períodos de chuva em outubro, mas não se preocupe, nada que atrapalhará!
      Já no norte, nessa época faz minima de 10° e máximas de 18°… tranquilo!

      No mais, curtam a lua de mel e mandem fotos para a gente publicar por aqui!
      Boa viagem!
      😉

  18. Olá Ricardo, tudo bem?
    Pretendo viajar para Itália no feriado de carnaval de 2014 e retorno no final de Março dia 28, gostaria de saber se nessa época já pego a primavera por lá,ou se ainda é mt frio e a paisagem ainda está mt seca pelo inverno, vou a Pisa e de lá pretendo conhecer outros lugares.
    Obrigado Pela atenção

    • Priscila,
      Nessa época ainda é inverno! ;(
      O frio deve estar na casa de 2° a 8° no Norte!
      Em Pisa já é mais quentinho, de 5° a 15°…
      A paisagem nessa época ainda será de inverno… grande parte das cidades terão ainda neve que caiu em novembro e dezembro… a grande maioria!
      Se passear por Roma e redondezas, será melhor, na minha opinião então se tiver disponibilidade, é uma boa dica! 😉
      Boa viagem

  19. Olá Jean,
    Vou para a itália em novembro (10 a 27), fazendo o roteiro: milão, florença, roma e veneza, além de um pequeno cruzeiro saindo de veneza.
    Vi que esse é o mês que mais chove na itália e que já começa a fazer frio nesse período. Qual o tipo de roupa pra enfrentar? Alguma recomendação?

    Abs

    • Paulo,
      Agradeço sua visita!
      No norte da Itália em novembro, você enfrentará temperaturas mínimas na casa de 3° e máximas de 9/10° então é frio pacas!
      As médias registradas para novembro são de aproximadamente 10 dias de chuva, totalizando uns 106mm. Pelas datas que você indicou, poderá sim pegar alguns dias ruins!
      Cara, como você estará no norte, primeira coisa para se preocupar é com calçado. Compre uma bota confortável, com solado alto… ou um tênis também com solado resistente… meias grossas, pois o frio que sobe do chão é de LASCAR!
      Compre uma ceroula, aquelas peças de roupa interior masculina, que se traz por baixo das calças, uma boa jaqueta, blusas de lã, toucas e luvas. Ah… protetor labial, caso contrário teus lábios irão estourar de tanto frio!
      Ajudei?! Qualquer dúvida, mande outro comentário!
      Boa viagem!

  20. Olá Jean! Pesquisando sobre a Itália, descobri seu site.
    Olha, estou pensando em ir na primeira quinzena de Dezembro, corro o risco de pegar neve, chuva?? Frio eu já sei que vou pegar, né? E muito… rsrs… Vale a pena ir neste período? Só tenho alguma restrição com neve, pois aí fica difícil andar…. Outra pergunta: Pretendo passar por algumas cidades, é muito necessário fazer reserva antes, ou dá para correr o risco? Que lugar mais ao Sul me indica conhecer? Nápoles é bom? Na região da Toscana é fácil passear pelas cidades? Pretendo ir também em alguma vinícola… conhece alguma por lá para me indicar?
    Muitas perguntas… rsrs… desculpe!
    E obrigada pela atenção!
    Soraya.

    • Soraya,
      Obrigado pela visita!
      Realmente essa é a época mais crítica do inverno, então prepare-se! Se vale a pena, isso depende do gosto de cada um, eu por exemplo não viajaria nessa época! As opções do que fazer, são mais restritas e a neve atrapalha e muito!
      Sobre as reservas eu acho sempre bacana fazer, pois como eles estarão fora de temporada, pode ocorrer de alguns hoteis e pousadas suspenderem atividades em função de frio e neve.
      Nápoles é uma linda cidade, vale a pena, Pompéia também é bacana… fica próximo de Nápoles.
      Na Toscana é facil de se locomover também, porém eu teria que pesquisar se as vinículas não fecham nessa época também!!!
      Resumo, no inverno é sempre mais complicado… não impossível! 😉
      Espero ter ajudado!

  21. oi!!!!!! estou para viajar a Italia em dezembro irei visitar uma amiga e vou ficar ate fevereiro na cidade de Macerata o que vc me diz?! o que penso é no frio sou brasileira e moro no nordeste 🙂

    • Drelly,
      Obrigado pela visita!
      Em Macerata, por ser uma cidade próxima do mar, as temperaturas podem sofrer alterações em função do microclima, brisas e etc… de qualquer forma são registradas nessa região, mínimas de 4° e máximas de 15° no inverno.
      Como você é do Nordeste, sem sombra de dúvidas vai sentir na pele a temperatura, então prepare-se com luvas, toucas, cachecóis e protetor labial.
      Uma dica é comprar aquelas calças de malha bem fininha para por embaixo da calça normal, meias calças… tudo ajuda!
      No mais, curta sua viagem! 😉

  22. Boa noite,muito bom seu blog,estamos querendo um bom lugar para passarmos o reveillon,pode nos dar uma dica.obrigado.
    Daniela Goncalves

    • Daniela,
      Te recomendaria Veneza ou Roma… apesar de que, o Reveillon na itália não chega aos pés do nosso Reveillon na praia, com calor e tal.
      Lá vai estar fazendo frio quase que abaixo de zero… preparem-se!
      😉

  23. Olá. Jean. Parabéns pelo blog! Encontrei por acaso e gostei bastante!
    Queria tirar uma dúvida… quando você diz que janeiro é frio demais, esse “frio demais” em Roma, por exemplo, é quanto, em média?
    Eu adoro frio, adoro viajar no frio… até geralmente evito tirar férias em dezembro/janeiro/julho, mas talvez eu vá passar meu aniversário em Paris em janeiro e queria esticar pra Itália pra conhecer alguma coisa… tinha pensado a princípio em Verona e Milão, mas acredito que o frio por ali vai castigar um pouco (vou levar minha mãe, que já não é tão novinha!)… por isso a alternativa de ir um pouco mais pro sul…
    O que você me diz?
    Obrigada!

    • Jussara,
      Obrigado pela visita!
      Então, em Roma em janeiro, costuma fazer mínima de 1° e máxima de 10°, ou seja… muito frio! Prepare-se!
      Em Milão e Verona temos mínima de 0° e máxima de 5°, ou seja… MEGA frio! Corra! rsrsrs

      Se você não conhece Roma, é uma excelente pedida, tem bastante coisa para ver e se divertir! Inverno é estação especial para visitar museus, igrejas… todos os lugares possuem calefação então é super quentinho e confortável. O ruim é ficar zanzando na rua… mas como é inevitável não esqueça de luvas, toucas, cachecóis… protetor labial OBRIGATÓRIO!!!
      Espero ter ajudado!

  24. Oi Jean,muito bom seu blog.Estarei indo p/Nápoles em janeiro,la é menos frio que no Veneto né?os trens funcionam normalmente no inverno entre Napolis e Roma?quero ir a Roma,qual hotel mais proximo do termini e perto centro (economico)ahahaha.Obrigada.

    • Jaira,
      Obrigado pela sua visita!
      Sim, em Nápoles será bem menos frio que no Vêneto, certamente! Os trens geralmente funcionam bem no inverno e quanto a isso pode ficar despreocupada, salvo uma nevasca absurda em que pára tudo, o que acredito não ocorrer.
      Olha, tem um hotel que fiquei a três meses atrás em Roma, do lado da estação Termine, super novinho… reformado e bem econômico. Chama-se Fawlty Towers… Site: http://www.fawltytowers.org e fica na Via Magenta, 39.
      Boa sorte e excelente viagem!

  25. Olá, Jean! Estou com viagem marcada para o dia 27 de dezembro e, coincidentemente, farei o mesmo roteiro que a Nina que postou aqui no dia 18/09 fará. Acontece que o meu marido tem parentes na Itália e preferimos deixar o grupo quando forem para Barcelona e permaneceremos por mais quatro dias na Itália. Pretendemos alugar um carro para nos locomovermos de Roma a Poffi e Casavieri, lugares onde moram esses parentes, nos dias 05 e 06 de janeiro. Será uma boa alugar um carro nessa época de neve ou se torna muito perigosa a estrada? Como funciona? Estou preocupada… Muito obrigada e parabéns pela iniciativa do blog!

    • Olá Fabiana! Obrigado pela sua visita!
      Nessa época do ano em Roma geralmente é tranquilo em relação a neve. No norte neva mais intensamente, sempre! Outro detalhe é o fato de que para chegar nessas cidades, vocês pegarão a Autostrada e essas rodovias são pedagiadas e muito bem conservadas inclusive. Pelo que andei pesquisando, para Casavieri por exemplo, utilizando a rota A1 / E45 e SS6, vocês chegarão dentro de 1:40 minutos e muito provavelmente o percurso será bem tranquilo.
      Não esqueça que eles são extremamente preparados para situações adversas do clima, então podem viajar TRANQUILOS! Confiem em mim! 😉
      Manda fotos depois e boa viagem!

  26. Olá Jean, bom dia!
    Estava vendo alguns lugares da Itália para passar minha Lua de Mel, caso em 18 de Outubro e Gostaria de conhecer muito a Costa Amalfitana. Sendo final de outono, você aconselha essa região? Qual outro lugar você indica para irmos conhecer?
    Obrigada,

    • Fernanda,
      Antes de mais nada parabéns pelo casamento e lhes desejo muitas felicidades!
      Olha, tudo vai depender de quantos dias vocês irão ficar na Itália… me diga até quando ficam!
      Sobre o período da sua viagem, escrevi ontem um post falando só sobre viagens no outono… Clique!

      Aguardo seu retorno!

  27. Também iremos em dezembro, dia 24, para Roma, e estamos sem roteiro do que fazer. Ficaremos até o dia 31/12/13. O que você sugere que façamos?

    • Lanna,
      Bom dia! Vocês ficarão sediados em Roma?! Pelo que entendi, sim… porém antes de continuarmos, preciso saber se vocês já conhecem Roma! Pois se caso não conhecem ainda… tenho várias dicas para passar pra vocês e se já conhecem, tenho outras dicas de cidadezinhas próximas que também valem muito a pena!
      Abraços,

  28. Olá Jean Bom Dia
    Estamos com um grupo de 4 casais para viajar para a Itália, cada um da uma sugestão mas nenhum de nos já viajamos para esta região, por isso gostariamos de sua ajuda em roteiros e a melhor época do ano de 2014.
    Ficariamos muito grato pela sua ajuda.
    Saudações
    Palmério

  29. Boa tarde Jean, pretendo ir para Italia com minha esposa e meu filho de 03 anos e meio na primavera do ano que vem. Algumas dúvidas: Qual a CIA aérea que consigo encontrar passagens aéreas mais econômicas? Quero ficar uns 15 dias, tem algum roteiro entre Milão e Roma ? Aguardo sua resposta para fechar as passagens aéreas.
    Estarei saindo de São Paulo, compensa chegar em Roma ou Milão? E parabéns pelo blog tem ótimas dicas.

    • Márcio,
      Bom dia! Tudo bem?! Sobre as passagens aéreas, lembre-se que ano que vem é ano de COPA então você acertou em viajar antes do evento! Olha… te dou uma dica, eu sempre procuro por passagens pela DECOLAR, porém, compro diretamente no site da companhia aérea! Caso contrário você pagará uma taxa para a decolar… e caso dê qualquer problema, como mudança de voo ou datas por exemplo… eles são muito inflexíveis! Ou seja, não merecem a comissão por comprar no site deles!
      Lembre-se também que os voos com conexão tendem a ser mais em conta, contra os voos diretos… o inconveniente é que ao invés de chegar em 12 horas, chegará em 15 ou mais, em função da conexão. Por exemplo, a Ibéria faz conexão em Madri, TAP em Lisboa, Luftansa na Alemanha, British Airways em Londres…e por ai vái, porém a economia pode valer a pena. No seu caso, como vocês viajarão com o bebê, acho que um trajeto mais longo pode ser pior, não?! Sobre ir por Milão ou Roma é independente… me diga depois o que escolheu e montamos um roteiro bacana pra vocês!
      Abraços

  30. boa tarde !!
    estou estudando ir dia 27/12 e voltar 05/01, pois só pego férias nessa época..
    tenho medo de pegar neve, se for pouca coisa tudo bem … ano passado nessa mesma época fiz Paris, Londres e Amsterdam e deu tudo certo não peguei neve, somente o frio mesmo, mas nada que impedisse a vontade de viajar..
    pretendo fazer
    Milão -1 dia Veneza -2 dias Florença- 2 dias e Roma -3 dias
    o que vc acha está coerente?
    abraço
    Rafael

    • Rafael, bom dia!
      Olha, nessa época é bem provável que você pegue neve sim! Nas cidades do Norte, por estarem bem próximas dos Alpes, são super sujeitas a nevarem nessa época, mas fique tranquilo!
      Sobre o seu roteiro, acho que está super bom! Relax!
      Abraços e boa viagem!

  31. Oi, Jean!!

    Estou indo para Itália em novembro, 15 a 04/12, o roteiro será: Roma, Florença, Bolonha, Veneza, Verona e Milão. Vou fazer esses trajetos de trem, minha preocupação é se posso comprar as passagens de trem na hora nas estações, pois não estou conseguindo comprar no site da Trenitalia. Desde já agradeço, Layse.

    • Olá Layse,
      Tudo bem?! Olha, pode ficar tranquila que é possível comprar as passagens lá na hora! Existem bastante opções de horários então dificilmente terá problemas. Agora uma dica de ouro!!! Não esqueça de timbrar os tickets antes de subir nos trens… caso contrario você poderá ser multada a bordo… o que não será legal, né?!
      Boa viagem!

  32. Jean, mas vc comprando com antecedência tem um belo desconto vi umas promo do freccia por 9 euros vale a pena né.

    Em firenze estou achando bem caro as hospedagens e consegui um studio lá no centro storico por um preço bom, mas penso em ficar num hotel em bologna e fazer bate volta a firenze será se vale a pena ?

    Io vado fare tutto di freccia.

    Abcs.

  33. Olá Jean, bom dia! Tudo bem?

    Adorei seu blog, parabéns. Bom eu gostaria de uma opinião e dica tua, sendo que me casarei no ano que vêm e nossa lua de mel será na Itália. Nos casaremos em 25/10/14 e partiremos para Itália em 27/10 ficando por lá uns 12 dias retornando por volta do dia 08/11. Nos indicaram iniciar nosso roteiro em Capri, sorrento, Amalfatina, Veneza e finalizar em Roma que ficaremos uns 03 dias e nosso maior sonho conhecer o Vaticano… Acho que dá para incluir mais alguma cidades no trajeto até roma.

    Será que pegaremos muito frio? Em Capri será que nessa época conseguiremos aproveitar o passeio na gruta azul? E em Veneza será que aproveitaremos?
    Gostaria de umas dicas, se puder me encaminhar por e-mail algumas informações ou dicas de cidades, hotéis,ficarei muito grata…
    Muito obrigada pela atenção.

    • Priscila,
      Bom dia! Sim, nessa época do ano vocês certamente já pegarão um friozinho razoável! Mas nada preocupante! Dará para aproveitar sim!
      Sobre os passeios, seria interessante saber se eles não ficam suspensos no inverno, uma vez que o movimento de turistas cai drasticamente!
      Veneza no inverno também é linda… lá o movimento de turistas é constante… porém menor que em outras estações do ano!

      Vamos mantendo contato… até a sua viagem, teremos trocado bastante figurinhas! OK?!
      Abraços,

  34. Olá jean!!

    Viajarei com minha família em janeiro/2014 para a Itália e verifiquei que vários locais na toscana estarão fechados.
    Pretendia ficar baseada em Siena e alugar carro para conhecer as cidades próximas, porém acho que não vale a pena, o que você acha ? Desde já agradeço, Leny

    • Leny,
      Tudo bem?! Olha… realmente nessa época do ano, muitas atrações fecham! Infelizmente!
      Já sobre alugar um carro é relativo, pois no inverno (que é bem rigoroso) passear de carro pode ser uma opção mais confortável, ao contrário de ficar esperando trens nas estações morrendo de frio!
      Atenção em relação à neve, pois dependendo de onde for andar de carro, poderão ter problemas de acesso.
      Depois me conta como foi!
      Boa viagem para vocês!!!

  35. Ciao Jean!

    Eu e meu marido viajamos para Torino na segunda quinzena de dezembro para passar o Natal com nossa filha que está estudando por 1 ano lá.Gostaria de sugestões de cidades para conhecer. próximas a Torino. Pensei na região de Como e depois fugir um pouco do frio. Talvez a riviera francesa. O que você acha desses locais para esta época. Já conhecemos bem Milano,Roma, Venezia e região de Napoli .Na Sicilia conhecemos apenas a cidade de Messina ( seria interessante nessa época de Natal?).
    Voltaremos à Italia em maio. Desde já agradeço!
    Rosangela

    • Rosangela,
      Tudo bem?! Olha… nessa época do ano, não terá como fugir do frio!!! Infelizmente! Porém vocês podem “fugir” para cidades em que existem menos probabilidade de neve… como as cidades do Sul, por exemplo! A Sicília é linda, ensolarada, porém no inverno o ritmo é menos intenso… Na ilha, as cidades de Palermo, Agrigento, Taormina… são excelentes pedidas!
      Natal eu recomendaria ficar em Roma… por ser movimentada, não correm o risco de não terem o que fazer nos dias próximos ao natal.
      Já em Maio, a história é outra… vocês curtirão muito mais!
      Desejo uma excelente viagem!

  36. olá!

    vou estar na Italia na primeira semana de Dezembro de 2013
    na sua opiniao quais seriam as regioes e/ou cidades onde o frio nesse periodo pode ser menos intenso?
    obrigado pelo retorno.
    Miriam

    • Miriam… nessa época do ano, qualquer lugar na Itália será gelado… porém para as províncias do Sul, você não terá neve com tanta intensidade, ou em alguns lugares, nem neve terá, por exemplo!
      De Roma para baixo… todas as cidades são uma boa pedida!
      😉

  37. Jean, pretendo alugar um carro para conhecer mais de perto a Toscana. É difícil dirigir pela Itália?

    • Euclydes,
      Dirigir na Itália é muito tranquilo! A dica é ficar muito atento pois o italiano é um tanto quanto “barbeiro” no trânsito. Uma dica bacana é você alugar o carro com GPS, existem empresas que cobram super baratinho por esse “plus” e acredite, te salvará em algumas situações. Outra dica de ouro, em se tratando de TOSCANA, fuja das “autostradas” e busque dirigir pelas estradas locais. As autoestradas são opções em que você não conseguirá curtir a paisagem, já as estradas locais, que são um pouco mais longas, te permitem vislumbrar uma paisagem mais linda que a outra, onde muitas vezes você consegue até parar o carro para fotografar. Com entrada no país com nosso passaporte brasileiro, você tem 30 dias para dirigir com a nossa CNH, que deverá ser sempre apresentada com o passaporte, em caso de “blitz”!
      Abraços e boa viajem!

  38. Olá pessoal, to dando uma lida no blog de vocês a um tempo, pois to pensando bastante em viajar para italia, apenas para férias mesmo. Mesmo sabendo que varia muito, eu queria saber se existe algum mês(não importa estação do ano) que as passagens estão mais em conta? e se existe alguma companhia aérea que costuma fazer promoções pra esse destino. Obrigada 🙂

    • Millena,
      Boa noite!
      Olha, o melhor é sempre viajar fora da alta estação que na Itália, são os meses de junho, julho e agosto, época de férias escolares e verão.
      Estações em que passagens são mais caras, final de primavera e verão. Estações em que são mais baratas, outono e inverno. O bom é você sempre ficar de olho nos sites das companhias aéreas, pois elas sempre fazem promoção, esse ano viajei de TAM na promoção de 700 dólares, por exemplo. Vale lembrar que ano que vem é ano de COPA, então as passagens estarão mais inflacionadas e a dica é fugir de viajar no período do campeonato.
      Espero ter ajudado!

  39. oi lindo muito bom o que vc faz, mas me diga ai estou indo passar o mes de dezembro em macerata faz muito frio por la e minha sinusite sera que vai piorar ??
    bjus

  40. Jean, bom dia.
    Tenho a intenção de passar as o reveillón/férias de janeiro (pelo menos 20 dias) na Itália. Minha esposa é professora e não temos outro mês 😦
    Li suas observações sobre a estação, mas será que tenho chance de passear por lá ainda assim?
    Minha intenção é passar a virada do ano em Veneza e depois fazer o seguinte:
    Veneza
    Como
    Nice (França)
    Paris
    Bari.
    A partir daí seguir de trem para:
    Roma
    Florença (com passagem em San Gimignano)
    e seguir para Veneza.

    Vale a pena ir mesmo no inverno ou é melhor esperar que a vida se ajeite um dia para tentar a primavera ou outono?

    PS.: Sou do Rio de Janeiro e nunca passei por um frio que seja parecido com 5°.

    Um grande abraço!

    • Daniel,
      Tudo bem?!
      Olha… vcs pegarão o PICO do inverno… e pelo que você me diz, vocês terão a sensação de que será um inverno GLACIAL…rsrs!
      Tomara que não peguem um tempo muito problemático, pois ai será bem complicado passear! Infelizmente!
      Nessa época a temperatura estará muito próxima de ZERO!

      Se pudessem esperar para ir numa primavera ou outono seria melhor, mas não sei qual a expectativa de vocês (e eu aqui colocando água fria).

      E agora?!
      =)

      • Que tristeza!
        É que minha esposa é professora. Férias que tornem possível uma viagem de 22 dias só nessa época mesmo. 😦
        Uma outra opção é julho, mas teríamos apenas 10 dias, e doeria muito meu coração conhecer tão pouco depois de ter “conhecido” (pelo google imagens, hehe) taaanta coisa linda.

        Eu não tenho ideia de quanto é 5º e sei que Como é perto da Suíça. Ou seja… brrrr!
        O mais pro sul que eu vou é Veneza, com uma pequena passagem em Como, depois é só descer.
        Então, eu pergunto: e agora?

        Grande abraço!

  41. Olá Jean, antes de mais nada parabéns pelo Blog!
    Estou indo em Lua-de-mel no dia 8 de dezembro para o norte da Itália, e ficaremos lá por 1 semana começando por Veneza.

    Poderia me dar alguma sugestão de lugar para conhecer no Norte da Itália além de Veneza. Sei que fará frio…

    • Leandro,
      Tudo bem?!

      Vocês provavelmente chegarão por Milão, certo?! Ou farão alguma escala em outro país antes de entrar na Itália?
      Sobre o Norte, além de Veneza, eu recomendo Verona, Bergamo, Lago di Como (pra cima de Milão) e Milão propriamente dita… em Veneza, acho que vocês poderiam gastar uns 3 dias… passeiem pelas ilhas de Veneza, Murano principalmente.
      Verona é a cidade de Romeu e Julieta… e como estarão em Lua de Mel, é obrigatória a passagem por lá… pois é lindo, visitem a casa da Julieta… poderão ver a sacada por onde Romeu fazia declarações de amor… é bem bacana!

      Espero ter ajudado!
      Mandem notícias
      =)

  42. Boa tarde! Muito bacana seu blog! ADOREI! Estarei embarcando para Itália com meu esposo agora dia 06/11. Ficaremos uma semana lá. Nosso roteiro inclui Roma, Florença,Pisa,Veneza e Milão.Já li algumas respostas suas e vi que é começo do frio e é bom levar um casaco pesado além de botas(rs!).Estou certa?Queria informações de como ir Florença-Pisa. Tem trem? Aguardo contato! Obrigada!!!

    • Tércia,
      Tudo bem?!
      Sim… tem trem para Pisa partindo de Firenze (Florença)… e custa em torno de 8 euros.
      Para os próximos dias, fará mínima de 13 e máxima de 20 graus… então está tranquilo ainda!
      Curtam a viagem!
      =)

  43. Olá Jean,
    Estou lendo seus comentários e estou me apaixonando pela Itália. Eu, meu marido e mais um grupo de 10 amigos estamos planejando uma viagem para a Itália em maio de 2014 e estamos em dúvida do roteiro a ser feito porque acho que quase ninguém vai poder ficar mais do que 15 dias. Começamos a pesquisar agora, e não sabemos bem qual a região merece ser vista primeiro!!! Gostei do roteiro que você sugeriu no começo, indo de Milão , Verona, Veneza, Bologna, Firenze, Roma, Pompéia, Capri, Roma. Quantos dias você acha que precisamos para este roteiro? É interessante começar a conhecer a Itália com este roteiro? Acho que não vamos com nenhum pacote, porque isto torna a viagem muito programada e nem sempre agrada a todos os gostos. Dá para a gente se virar legal sem guia e sem falar italiano? Falo inglês, mas não sei se vai ser muito útil por lá. Muito obrigada pela ajuda por enquanto. Acho que ainda vou te perguntar muito mais.

    • Valéria,
      Tudo bem?! Olha… em 15 dias acho cansativo vcs fazerem todo o roteiro. Eu iria até Roma apenas e dividiria assim os dias:
      Milão – 2 a 3 dias;
      Verona – 1 dia;
      Veneza – 3 dias;
      Bologna – 1 dia;
      Firenze – 2 a 3 dias;
      Roma – 4 dias.

      Este é o roteiro padrão e bem bacana para se conhecer a Itália pela primeira vez… depois com outras viagens é possível ir desbravando o interior do país. Sobre a língua, tente ir se acostumando com a pronúncia italiana, não é difícil de entender, mas para quem tem dificuldades com línguas, passa um pouco de cortado, pois o italiano é um pouco impaciente…rsrs. O inglês ajuda nos locais mais turísticos, porém o italiano tem MUITA dificuldade com inglês também… compre um curso chamado “15 minutos Italiano” na livraria de sua escolha, vem um CD e um livreto… é bem útil.
      No mais… vai me perguntando!
      =)

      • Jean optei por ir no museu da ferrari, o roteiro que postei acima já fiz algumas alterações.

        Vou ficar 2 dias em Verona 1 dia para conhece-la de lá vou no lago di garda.

        Na volta de modena vou dormir em bologna e no dia seguinte foi a firenze.

        O que ficou puxado para mim foi fazer San Gimignano e Siena num dia e no outro Pisa e cinqueterre já quebrei a cabeça com isso e não consigo melhorar.

        02/05/2014 (Sex) Chegada em milão
        03/05/2014 (Sáb) Lago Di como / Lugano ( se der)
        04/05/2014 (Dom) Torino Museu Egyzio- Museu do cinema – mole antoneliana (Não abre as segundas-feiras)
        MUSEO DI ANTROPOLOGIA CRIMINALE “CESARE LOMBROSO”
        05/05/2014 (Seg) Verona – Arena e Casa da Giulietta
        06/05/2014 (Ter) Lago di Garda
        07/05/2014 (Qua) Veneza
        08/05/2014 (Qui) Veneza murano e burano
        09/05/2014 (Sex) Bologna – Modena museu da Ferrari
        10/05/2014 (Sáb) Chegada a firenze san gimignano siena
        11/05/2014 (Dom) Pisa – Cinqueterre
        12/05/2014 (Seg) Roma
        13/05/2014 (Ter) Roma
        14/05/2014 (Qua) Roma CineCittà ( não abre as terças-feiras martedi)
        15/05/2014 (Qui) Vaticano
        16/05/2014 (Sex) Fiumicino

        Enxuguei tudo o que pude, fico meio apertado mas acho que vou conseguir cumprir o roteiro.

        Vou fazer tudo de freccia então o tempo será mais aproveitado.

        aBcs.

      • Ricardo…
        Mesmo assim, tá bem corrido esse roteiro ainda heim?! Vai voltar só o pó pro Brasil! rsrsrs
        Olha… dica! Eu pularia o Lago di Garda e reservaria um dia a mais para Florença ou San Gimignano. Na correria, pule Siena.
        O Lago di Garda não é que tenha muita coisa para ver… já Como e Lugano sim… Lugano é muito mais bonito que Como… vou escrever sobre isso também!
        Me manda fotos depois… quero postar no Blog!
        Abraços!

  44. Pacote é a maior furada uma amiga foi pela CVC e gastou R$ 10000 por 1 semana.

    Eu com este dinheiro fico 1 mês na itália. Em 10 pessoas é muito bom vcs podem até alugar um apto e um carro, fica bem barato se eu tivesse uma oportunidade destas ficaria muito mais tempo na itália.

    Abcs.

    • Boa tarde Ricardo,

      Coincidentemente estou procurando passagens aereas neste periodo de 02/05/2014 a 16/05/2014. Onde voce comprou e qual valor para que eu tenha um parâmetro.

      No aguardo,

      Márcio.

      • Márcio… neste último fim de semana, comprei passagem para a Itália pela TAM, numa promoção de U$ 900,00 ida e volta!
        Viajo entre o dia 28/04 e 13/05!

  45. E um detalhe pela CVC ela não viu 1/3 do que vou ver, só fazem aqueles passeios de turistas em ônibus e pronto.

    Vc indo por conta interaje com tudo e vai em lugares onde as excursões não chegam.

    Abcs.

  46. Jean vc já fez este passeio no bernina express como estarei em milão penso em aproveitar. Tem uma agência em milão que faz este passeio.

    Vi que precisa descer em tirano para ir até a suiça.

    Aí no caso irei ficar 1 dia a mais em milão.

    ABcs.

  47. Vc sabe Jean melhor do que eu que a itália é apaixonante.

    Já estou fazendo até uma preparação física para aguentar a jornada.

    Mas, como é longe acho que vale a pena fazer o roteiro desta forma, quebrei a cabeça noite e dia direto para afinar e foi o que consegui de melhor.

    A minha sorte é que não curto pinturas e esculturas aí dá para dar uma acelerada senão não iria ver nada.

    Legal a sua dica, só pensei no lago de garda, por estar hospedado em verona ir até lá em um pulo tipo 30 minutos di freccia.

    Siena segundo o livro que comprei Tô indo pra itália ele tb não gostou agora San Gimignano é parada obrigatória tenho email aqui do Sergio Dondoli maestro do gelato:

    Ele respondeu meu email:

    Buon Giorno signore,il gelato di melone lo facciamo in stagione , di solito a maggio non riusciamo a trovare ancora i meloni così buoni da trasformare in gelato, ma questo dipende più dalla stagione che da noi.a maggio invece , come dice giustamente lei, c’è abbondanza di ottime fragole e noi ci facciamo ovviamente uno splendido gelato.
    Cordiali saluti

    O meu foco nesta viagem é lago,cinema e piazza.

    Seu site é 10.

    Abcs.

  48. Oi, Jean! Tudo bem?
    Você vai rir, tenho certeza, mas tenho que te confessar uma coisa…: O que eu vou escrever agora, eu já escrevi em outro post…só que ñ me lembro ONDE, em qual dos posts eu te escreví!!!! É mole? Como disse meu filho: ” Mas vc é lesada, heim,mae! ”
    Rodei tudo no site e ñ achei,menino!!!

    Bom, considerando que pretendo ir em maio, provavelmente chegando entre os dias 12 e 14 ;em Roma, ficar lá por uns 6 dias para poder conhecer com calma ñ só o “circuitao turístico” mas tb passear a esmo, me “perdendo pela cidade”(entende?); de lá, ir para Florenca, ficando uns 3 ou 4 dias para poder tb fazer ,pelo menos, uns bate-volta até Pisa e Siena (aceito sugestoes!) e depois ir para Veneza, onde devo ficar uns 2 dias e retornar à Roma para voltar ao Rio de Janeiro, pergunto:
    – O que você acha deste planejamento?
    – Pretendo disponibilizar para esta viagem uns 5 mil euros, contando com os ingressos e passagens de trem que pretendo comprar antes de viajar.
    – Como já te disse, eu e meu filho ñ estamos procurando hotéis de luxo, mas ter boas camas, wi-fi gratuito no quarto e café da manha seria o mínimo, até porque, pretendemos economizar indo a mercado e comprando coisas de comer/beber para deixar no quarto. Pretendemos tomar um bom café da manha, sair e, ao longo dos dias, ver se almocamos ou jantamos (na hora a gente vê!), substituindo uma dessas refeicoes por lanche.
    Você acha que seria bom pensar, para gasto diário, uns 100 euros para nós dois?

    Desculpe o testamento,tá? Te agradeco, desde já, pela resposta!

    Um abracao,

    Tania Cruz
    PS- Fica tranquilo que desta vez anotei em qual post estou te escrevendo,viu? rsrsrsrsr

Deixe um comentário, quero ler sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s